12/09/2013

Adesivo na roupa cria escudo antipernilongo

Redação do Diário da Saúde
Adesivo na roupa cria escudo antipernilongo
O adesivo libera compostos não-tóxicos que fornecem até 48 horas de proteção contra mosquitos e pernilongos.
[Imagem: ieCrowd]

Que tal um adesivo colado sobre a roupa que o torne invisível para mosquitos e pernilongos?

Pois este produto está prestes a chegar ao mercado.

Ele é baseado em uma técnica descoberta em 2011 por Anandasankar Ray, da Universidade da Califórnia (EUA).

Ray e seus colegas desenvolveram produtos químicos que atrapalham a habilidade dos mosquitos e pernilongos de cheirar os humanos.

Inicialmente eles pensaram em desenvolver novos tipos de repelentes, tipo spray. Mas o resultado mais prático veio na forma de adesivos.

Escudo antipernilongo

Os adesivos liberam compostos químicos que atrapalham a capacidade dos pernilongos para detectar o dióxido de carbono, seu principal método de rastreamento do ser humano.

Segundo os pesquisadores, além do conforto proporcionado pelo "escudo antipernilongo", os adesivos poderão representar um avanço significativo na luta contra as doenças transmitidas por mosquitos e pernilongos, como a malária, o vírus do Nilo Ocidental e a dengue.

Colado sobre a roupa, o emplastro libera compostos não-tóxicos que dão uma proteção por até 48 horas contra as picadas.

Os primeiros adesivos antimosquitos e antipernilongos serão testados em Uganda, nos locais mais atingidos pela malária - em 2010, cerca de 219 milhões de casos de malária ocorreram em todo o mundo e 660 mil pessoas morreram, 91% delas na África.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Infecções

Contaminação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.