23/01/2017

Acupuntura diminui choro de bebês com cólica

Redação do Diário da Saúde
Acupuntura contra cólica infantil
"Para aqueles bebês que continuam a chorar por mais de 3 horas por dia, a acupuntura pode ser uma opção de tratamento eficaz," dizem as pesquisadoras.
[Imagem: Beth/Wikimedia]

Acupuntura contra cólica

A acupuntura mostrou-se uma opção de tratamento eficaz para bebês diagnosticados com cólica - aqueles que choram por mais de três horas por dia em três ou mais dias da semana.

Em adultos, a acupuntura está associada com alívio da dor, restauração da função intestinal e indução da calma.

Por isso, Kajsa Landgren e Inger Hallstrom, da Universidade de Lund (Suécia) decidiram verificar se a acupuntura também poderia resolver o choro excessivo dos bebês com cólicas.

Para isso, elas compararam dois tipos de acupuntura com o padrão de cuidados tradicional em 147 bebês cujas cólicas foram confirmadas em exames de rotina por médicos alopatas em quatro centros de saúde infantil na Suécia.

Cólica infantil

Todos os bebês tinham idades entre 2 e 8 semanas de idade, eram saudáveis e todos tinham passado por uma dieta de exclusão de leite de vaca por pelo menos 5 dias, em uma tentativa de conter as cólicas e o excesso de choro.

Cada criança foi alocada aleatoriamente para um de três grupos (A-C): O Grupo A recebeu acupuntura padrão mínima em um único ponto (L14) por 2-5 segundos sem estimulação; O Grupo B recebeu acupuntura conforme receituário por especialista em um máximo de cinco pontos de acupuntura por até 30 segundos com estimulação leve; e o grupo C não recebeu acupuntura.

No total, 144 bebês concluíram o ensaio de duas semanas - o experimento exigia que as mães fizessem duas visitas adicionais ao centro de saúde infantil.

Acupuntura vence cólica e choro

O período de tempo gasto chorando excessivamente caiu em todos os três grupos, o que não era de todo inesperado, uma vez que as cólicas infantis tendem a sumir por si mesmas, dizem as pesquisadoras.

Mas a magnitude desta redução foi maior naqueles bebês que receberam qualquer tipo de acupuntura (grupos A e B) do que naqueles que receberam apenas o tratamento padrão (Grupo C). E, após duas semanas de tratamento, uma proporção significativamente maior dos bebês nos grupos de acupuntura deixaram de preencher os critérios para diagnóstico de cólicas em comparação com aqueles no grupo de cuidados padrão.

Durante a segunda semana, 16 bebês no grupo A ainda tinham cólicas infantis, comparados com 21 no grupo B e 31 no grupo C.

Como lidar com as cólicas infantis

"Inquietação e choro são comunicações normais para um bebê, de forma que o objetivo do tratamento é uma redução para níveis normais [de choro], e não o silêncio," escreveram as pesquisadoras, enfatizando que os pais devem registrar quanto tempo seu bebê chora para ver se o choro é excessivo e depois tentar eliminar leite de vaca de sua alimentação antes de procurar mais ajuda.

E elas concluem: "Para aqueles bebês que continuam a chorar por mais de 3 horas por dia, a acupuntura pode ser uma opção de tratamento eficaz".

O estudo foi publicado no jornal médico Acupuncture in Medicine.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Cuidados com o Recém-nascido

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.