01/07/2015

Abacates têm substância que ataca a leucemia

Redação do Diário da Saúde
Abacates têm substância que ataca a leucemia
O lipídio avocatina B, extraído do abacate, combate a leucemia com menos efeitos colaterais do que os medicamentos disponíveis.
[Imagem: Light Imaging/University of Waterloo]

Avocatina

Já se sabia que o abacate reduz o colesterol mais do que as dietas, assim como produz um óleo equivalente ao óleo de oliva.

A novidade é que os abacates também produzem substâncias eficazes no tratamento do câncer.

A equipe do professor Paul Spagnuolo, da Universidade de Waterloo (Canadá) demonstrou que a avocatina B, uma substância extraída dos abacates, é eficaz no tratamento da leucemia mieloide aguda.

A substância atua diretamente na raiz da doença, as "células-tronco da leucemia", um alvo para o qual existem poucos tratamentos disponíveis. A leucemia mieloide aguda é devastadora, levando à morte cerca de 90% dos adultos com mais de 65 anos acometidos pela doença.

"A avocatina B não apenas elimina a fonte da leucemia mieloide aguda, como também seus efeitos dirigidos e seletivos a tornam menos tóxica para o corpo," disse o professor Spagnuolo.

Nutracêuticos

Ainda serão necessários muitos testes antes que a substância extraída do abacate possa chegar às farmácias, mas a equipe já está se preparando para os ensaios clínicos de Fase I, a primeira etapa desse caminho.

O abacate produz substâncias importantes para várias outras condições médicas, o que explica porque várias equipes ao redor do mundo estão trabalhando no uso da fruta para compor nutracêuticos, alimentos funcionalmente ativos com várias aplicações.

Mas Spagnuolo defende que extratos da fruta são menos refinados e podem variar de uma cultura para outra, razão pela qual ele pretende extrair um elemento ativo puro, que possa ser testado diretamente contra cada tipo de câncer.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.