29/05/2017

10 minutos de meditação são suficientes para reduzir ansiedade

Redação do Diário da Saúde
10 minutos de meditação são suficientes para reduzir ansiedade
Não é necessário ir para um mosteiro para se beneficiar da meditação - 10 minutos são suficientes para lidar com a ansiedade.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Mente alerta

Apenas 10 minutos de meditação diariamente podem ajudar se você tende a ter pensamentos repetitivos ou ansiedade.

Pesquisadores da Universidade de Waterloo (Canadá) avaliaram o impacto da meditação em 82 participantes com ansiedade e constataram que desenvolver uma consciência do momento atual - o objetivo da prática conhecida como "mente alerta" - reduziu incidentes de pensamento repetitivo e distração das tarefas, um sinal de ansiedade.

O termo "mente alerta" é comumente definido como prestar atenção no momento presente sem julgamentos, sempre trazendo a mente de volta quando os pensamentos surgem e fazem a mente vagar.

"Nossos resultados indicam que o treinamento da mente alerta pode ter efeitos protetores contra as divagações para indivíduos ansiosos," disse o professor Mengran Xu. "Nós também descobrimos que a prática da meditação parece ajudar as pessoas ansiosas a deslocar sua atenção de suas próprias preocupações internas para o mundo externo no momento presente, o que permite focar melhor em uma tarefa que está sendo executada".

Manter o foco

Durante os experimentos, os participantes deviam realizar uma tarefa no computador, mas sofriam interrupções para que fosse avaliada sua capacidade de permanecerem focados na tarefa.

A seguir, eles foram colocados em dois grupos ao acaso, com o grupo de controle ouvindo uma história e o outro grupo participando de um exercício curto de meditação. Ao final, os dois grupos foram reavaliados.

O grupo da meditação mostrou uma capacidade significativamente melhorada de se concentrar na tarefa durante a segunda etapa do experimento.

"Deixar a mente vagar representa quase metade do fluxo diário de consciência de qualquer pessoa," disse Xu. "Para as pessoas com ansiedade, pensamentos repetitivos fora da tarefa podem afetar negativamente sua capacidade de aprender, completar tarefas ou até mesmo desempenhar suas funções com segurança."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Concentração

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.